Centro Médico Cotia Informa - A importância de fazer Psicoterapia

Notícias: A importância de fazer Psicoterapia


Eu costumo dizer que o processo terapêutico é uma “viagem”, e não dessas que decidimos permanecer por temporadas, ou simplesmente fechadas em “pacotes”, eu me refiro sobre uma viagem percorrida pra dentro. 

E aí é aonde um tanto de tudo que começa...

Quando se olha pra dentro, é possível que se esbarre com coisas que nos  assustam, que nos causam estranhamento, que são nocivas pra gente, e que nos ferem, mas por medo de mexer, ou por medo de falar, ou ainda, por vergonha de admitir, ou pelo simples fato de reconhecer –se “fraco” , um tanto disso permanece ali, silenciado, abafado,  mas que de vez em quando aparece, seja num lugar de desconforto, inquietações e num descontentamento sem motivos.

O fato é que todas essas formas de sentir são tentativas que se anunciam sobre algo que pode estar acontecendo e que merece atenção. Existe um pedido latente de cuidado. É corajoso quem é capaz de se perceber nesses lugares de fragilidades, porque apesar de tudo, neste mesmo lugar, também é possível sentir-se bem. Quem disse que boas coisas também não podem acontecer num processo psicoterapêutico?

Muitas vezes, não percebemos as possibilidades de melhoras, porque ficamos rendidos pela dor, e acreditarmos que é “normal” sentir-se assim como se sofrer fosse a única forma de sermos capazes de nos relacionarmos consigo mesmo, e é ai que impera o perigo. Este lugar permeado por dores, não se deve ser reduzido à normalidade, este lugar merece ser ressignificado e acolhido com carinho e cuidado.  

Fazer psicoterapia não consiste só em sentir dores, consiste também em florescer, sentir-se responsável pelas próprias escolhas, ser autor de sua própria história, permitir reencontros, reconhecimentos, descobertas, um despertar.

Fazer psicoterapia é experimentar e saborear novas possibilidades de um novo fazer e de ser, é acolher – se, é permitir-se, sobretudo, FICAR BEM.   


Agende sua consulta! No Centro Médico Cotia você tem acesso a médicos especialistas para consultas e exames com preços populares.

Confira os horários de atendimento