Centro Médico Cotia Informa - Como a tecnologia pode causar problemas à sua saúde?

Notícias: Como a tecnologia pode causar problemas à sua saúde?


Vivemos cercados pela tecnologia e é impossível negar seus benefícios para toda a população, mas nem tudo são flores.

Quanto mais a tecnologia avança, mais dependemos dela e é justamente por causa dos excessos que colocamos a nossa saúde em risco.

Você sabe quais são os problemas que a tecnologia pode lhe causar, como evita-los ou reduzi-los? 

Problemas psicológicos

Os problemas e alterações psicológicas estão no topo da lista de problemas a saúde causados pelo excesso de tecnologia.

O isolamento social, a depressão, a ansiedade e as alterações no humor são problemas que são despertados pelas redes sociais. A checagem de informações nos apps a todo momento, por exemplo, é um dos sinais de que a tecnologia não está sendo bem usada e que estamos perdendo controle de nossa saúde mental.

A principal ação para diminuir esses efeitos é que você determine e mantenha horários fixos para a utilização das redes sociais e que a use com moderação, para que a mesma não se torne um vício.

Incômodo aos olhos

Na maioria das vezes que estamos diante da tela de um computador ou celular, estamos tão concentramos que "esquecemos" até mesmo de piscar os olhos. Esse hábito traz grande desconforto aos olhos, e via promove ressecamento, ardor e vermelhidão nos olhos.

O ideal, quando estiver em frente a uma tela de computador ou smartphone, é lembrar de piscar e se possível, sempre tirar alguns minutos de descanso.

Danos aos ouvidos

Você já reparou como é cada vez maior o número de pessoas que utilizam fones de ouvido? Aparentemente esse hábito não parece ser um problema, porém, como é cada vez maior o uso dos fones, também é crescente o mal que ele pode causar.

A intensidade ideal para ouvirmos sons sem causar danos à saúde, é até 70 decibéis. Com a exposição a sons mais altos do que esse número, há risco de perda parcial ou total da audição.

Para evitar qualquer tipo de problema relacionado a audição, além da opção por acessórios de boa qualidade é preciso utilizá-los com moderação, sempre respeitando os limites de volume e tempo de uso.


Lembre-se: seja aliado da tecnologia e não o seu refém, assim você poderá aproveitá-la e ainda terá a sua saúde em perfeito estado.

Agende sua consulta! No Centro Médico Cotia você tem acesso a médicos especialistas para consultas e exames com preços populares.

Confira os horários de atendimento