O glaucoma é o aumento da pressão intra ocular. Uma em cada 100 pessoas com mais de 40 anos é portadora de glaucoma. É um grave problema de saúde pública no mundo. É responsável por 15% dos casos de cegueira nos Estados Unidos.
Sensação de peso na testa, dor de cabeça esporádica, dor no globo ocular, halos coloridos no campo visual, náuseas, vômitos, dificuldade para abrir os olhos na presença da luz (principalmente luz solar) , lacrimejamento dos olhos, aumento do tamanho do olho (olho buftalmico ou olho de boi).
É umas das principais causas de cegueira até o primeiro ano de vida, chamado glaucoma congênito. Muitas vezes passa despercebido pelos pais da criança, porém pode ser curada definitivamente se o diagnóstico for precoce.
As mães devem ficar atentas a alguns sinais demonstrados pela crianças como: fotofobia e lacrimejamento constante. É comum o lacrimejamento causado pelo entupimento do canal lacrimal, que não é glaucoma. Outro sinal
importante é o aumento do globo ocular e também a irritabilidade e a inquietude causada pela dor ocular.
Fatores como diabetes, doenças vasculares, alto grau de miopia, hereditariedade e até o uso contínuo de colírio de cortisona. A cortisona é um potente anti-inflamatório que alivia a dor ocular, a irritação e sensação de areia nos olhos. Mas o seu uso contínuo aumenta a quantidade de líquido nos olhos o que pode causar a elevação da pressão intra ocular.
Toda pessoa necessita consultar seu oftalmologista uma vez ao ano.