O uso de hormônios anabolizantes (esteroides anabólicos androgênicos) pelos atletas profissionais e amadores tem aumentado e muito nos últimos anos, apesar de todas as orientações médicas em contrário e do rigor das leis de controle do dopping. Muitas vezes sendo recomendado pelas próprias academias o que torna o assunto muito grave.
O anabolizante é derivado da testosterona, hormônio sexual masculino fabricado pelos testículos. No homem é produzido a vida inteira, mas principalmente no período da puberdade (11 a 15 anos) tendo como funções principais a descida do testículo para a bolsa escrotal, distribuição de pelos, barba e desenvolvimento da musculatura.
Os anabolizantes são medicamentos sintéticos a base de testosterona que visam aumentar a massa muscular e também o aumento da força.
O uso em mulheres é extremamente perigoso e contra indicado e infelizmente é usado por moças antes e durante a puberdade. O anabolizante produz parada de crescimento, provoca aspecto masculinizante, engrossamento da voz, aumento na distribuição de pelos , como barba e aumento do clitóris. Como no homem pode provocar infarto, doenças hepáticas como câncer e hepatite e lesões nos órgãos sexuais.
Ocorre uma mudança rápida de comportamento, a pessoa fica mais agressiva, ocorre ganho intenso de massa muscular e as idas à academia se tornam mais frequentes e com maior duração. Oriente seus filhos
Dr. Ailton Ferreira CRM 38849